CABOCLA JURITI


HISTÓRIA DA CABOCLA JURITI


Nasci na tribo Tupinambá do cacique Tamandaré, meu pai me batizou de juritiã, mas sempre me chamaram de juriti, era a mais nova dos cinco irmãos,  Jatã, Japuí, Jacianã, Jussara e Jupi, meu pai era o curador o pajé Ubirajara, e conhecia a mata como nunca, minha mãe era a guerreira Jandaia e mesmo sendo esposa do pajé percorria os campos quando outra tribo tentava nos atacar. Cresci aprendendo a atirar, meu arco e flecha fora feito por meu pai e consagrado para o Deus do Sol me proteger com sua luz, para que meu arco refletisse sob os olhos do inimigo que sem enxergar podia ser flechado pelo meu arco. Jatã, Japuí e Jupí, já tinham suas  famílias, Jacianã e Jussara ajudavam nos trabalhos, em dias de festas e danças do Deus da Fartura, e também na cura dos  índios que adoeciam acometidos dos maus espíritos. Um dia o filho de Tamandaré e ele foram a nossa casa e disseram a meu pai que fariam a minha união com Iberê seu filho, mas novo. Mas meu coração era de Ubiratan e o dele era meu. Meu pai Ubirajara, confirmou a minha união, sem poder dizer nada foram feitos os preparativos para essa união, feitas as oferendas e as danças para o Deus do amor, da fertilidade, e tendo eu e Iberê pintados de branco para a união o Pajé meu pai trouxe até as mãos de Tamandaré a bebida preparada para esse dia. Tamandaré ergueu a cuia com a bebida e falou em voz alta “  Jandejara Tupã rudá tabajara xaman erê luanâ. E ofereceu a nós, enquanto bebíamos  ouvi um grito de Ubiratan nas matas me chamando, corri para encontra-lo e já o vi caído tendo tomado da erva proibida, quando me abaixei para toca-lo senti atravessar-me uma flecha em meu peito e caí desfalecida sob o corpo de Ubiratan, como tomamos rumos diferentes, pois ele escolheu partir e  eu parti sem querer, não conseguimos nos encontrar, por conta disso meu grito de guerra é um grito de dor e de chamamento para ver se Ubiratan me escuta. 


Comentários

  1. Parabens sabes algo mais dela falam muito pouco dela em todos os lugares... alguns nem conheçem... Gratidão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BAIANO ZÉ DO COCO

O QUE É VER VULTOS

Baiana Maria do Balaio